home

Oferta educativa

Desafíos das cidades

Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento | UNISF

Um espaço de formação avançada no âmbito dos estudos sobre o envelhecimento demográfico e a longevidade, lecionado pelas universidades do Norte de Portugal e da Galiza.

Mais Informações
Desafíos das cidades

Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais

Mestrado da Galiza e do Norte de Portugal que abrange conteúdos de direito internacional, de direito português e de direito espanhol que trabalham competências para o exercício de uma profissão jurídica.

Mais Informações
Desafíos das cidades

Mestrado em Desafios das Cidades

Lecionado pelas universidades da Galiza e do Norte de Portugal, tem como objetivo a análise de desafios e respostas para os domínios que sustentam uma cidade sustentável.

Mais Informações
Desafíos das cidades

Doutoramento em Matemática e Aplicações

Ao estudar o doutoramento no Norte de Portugal e na Galiza, é possível aprender a projetar competências específicas na área da Matemática para o desenvolvimento de uma visão crítica do conhecimento e da realidade.

Mais Informações
FAQ

FAQ

O que é o projeto UNISF?

As 6 universidades públicas da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, lideradas pela Universidade do Minho enquanto beneficiária principal, e a Fundação Centro de Estudos Eurorexionais (FCEER), integram o partenariado do projeto “Universidade sem Fronteiras” (UNISF).

O projeto UNISF, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, visa eliminar as barreiras administrativas e burocráticas à criação de graus conjuntos.

O que são os cursos UNISF?

São quatro cursos de pós-graduação conjuntos (dois mestrados e dois doutoramentos), que envolvem a Rede de Universidades da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal.

O que significa cursos conjuntos?

Neste caso, trata-se do regime através do qual um estudante pode obter um grau académico em apenas uma das instituições de ensino superior que atribuí o diploma, o qual  é reconhecido pelas outras instituições participantes, do Norte de Portugal e da Galiza, em que sejam lecionados os programas de estudos.

Universidade de origem - aquela em que o/a estudante se candidatou e foi admitido/a.

Universidade de acolhimento - aquela em que o/a estudante vai desenvolver parte da investigação e a que pertence o/a outro/a orientador/a da tese.

Quando entraram em funcionamento estes ciclos de estudo?

A 1ª edição dos ciclos de estudos UNISF ocorre no ano letivo 2022/23.

Qual a oferta formativa UNISF no ano letivo 2022/23?

Mestrado em Desafios das Cidades

Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais

Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento

Doutoramento em Matemática e Aplicações

Quais são as universidades participantes em cada curso?

 As Universidades participantes no Mestrado em Desafios das Cidades são: Universidade de A Coruña (UDC); Universidade de Santiago de Compostela (USC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Vigo (UVIGO); Universidade do Minho (UMinho) e Universidade do Porto (U.Porto).

As Universidades participantes no Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais são: Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Universidade do Minho (UMinho).

As Universidades participantes no Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento são: Universidade de A Coruña (UDC); Universidade de Santiago de Compostela (USC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Vigo (UVIGO) e Universidade do Porto (U.Porto).

As Universidades participantes no Doutoramento em Matemática e Aplicações são: Universidade de A Coruña (UDC); Universidade de Santiago de Compostela (USC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Vigo (UVIGO); Universidade do Minho (UMinho) e Universidade do Porto (U.Porto).

Os cursos UNISF são acreditados?

Sim. Os quatro cursos de pós-graduação foram acreditados pela Agência de Acreditação Portuguesa (A3ES) e a Axencia para a Calidade do Sistema Universitario de Galicia (ACSUG).

Qual é o período de candidaturas?

As candidaturas aos mestrados e doutoramentos nas universidades portuguesas decorrerão entre os dias 01 e 24 de junho de 2022 (1.ª fase),

Se existirem vagas sobrantes nas universidades portuguesas, a 2.ª fase de candidatura decorrerá entre os dias 01 a 15 de setembro de 2022.

Mais informações consultar a seção das candidaturas de cada curso.

Como posso submeter a candidatura?

As candidaturas devem ser submetidas através do Portal Académico da universidade onde o candidato/a pretende inscrever-se em 1ª opção.

Posso candidatar-me a Universidades parceiras que oferecem o mesmo grau?

Sim. No momento da inscrição será obrigatório que os candidatos preencham um formulário no qual deverão indicar a ordem de preferência das universidades em que se pretendem matricular. Contudo, em primeiro lugar terá sempre que estar a Universidade onde submetem a candidatura. Quando a comissão académica chegar à lista final de seriação de candidatos, irá afetá-los às vagas disponíveis em cada universidade procurando respeitar a ordem de preferência indicada pelos candidatos. Quer isto dizer que um candidato pode candidatar-se a uma determinada universidade e, caso as vagas afetas a esta universidade já estejam todas ocupadas, ser colocado na sua segunda preferência e, assim, sucessivamente. Ficará, depois ao critério dos candidatos realizar a matrícula na universidade em que sejam admitidos.

Relativamente à carga letiva, a frequência destes cursos exige dedicação exclusiva?

Estes cursos foram concebidos para funcionar com um regime de horário flexível, com o propósito de compatibilizar a sua frequência com o desempenho de uma atividade profissional.

A frequência do curso implica disponibilidade de deslocações às universidades parceiras?

As aulas presenciais serão na universidade em que o estudante está inscrito.

Qual é o valor da propina para o estudante admitido?

O valor da propina é igual para estudantes nacionais, equiparados e internacionais.

Serão praticados valores distintos entre as universidades portuguesas e as galegas.

Mestrado - Universidades Portuguesas: 1000 € (mil euros) / ano| Universidades Galegas: sob consulta em cada instituição.

Doutoramento - Universidades Portuguesas: 2000 € (dois mil euros) / ano| Universidades Galegas: sob consulta em cada instituição.